segunda-feira, março 28, 2011

Resenha Crítica - "Cisne Negro"

Atenção a crítica abaixo contém spoilers, se você não assistiu ao filme, não leia!


Título: Cisne Negro
Título Original: Black Swan
Distribuidora/Produtora: FOX
Duração do Filme: 103 minutos
Gênero: Drama
Diretor: Darren Aronofsky
Atores Principais: Natalie Portman, Mila Kunis, Vincent Cassel e Winona Ryder
Nota: 9,6


Primeiramente, quero destacar um ponto muito importante que devo admitir. Quando estava próximo da nomeação do Oscar, confesso que torcia de “pé junto” para Annette Bening (Minhas mães e meu pai) ganhar o nome de melhor atriz de 2010-2011, pois não vira Natalie Portman atuar em Cisne Negro. Mas felizmente, hoje posso dizer que fico muito realizado por esta ter ganhado gloriosamente o seu prêmio. Foi muito bem aplaudida e era a preferida entre as outras.


Cisne negro é arrebatador, tenso, forte, sensual e repleto de criatividade. Não tem muitos erros e deslizes, o roteiro é genial, o desenvolvimento da história é vibrante, a atuação da protagonista impecável, o conflito e o clímax surpreendentes e o desfecho é sensacional. Lembre-se que você já deve ter uma certa maturidade para poder assistir e compreender a história, o roteiro e as intenções do filme. Se você já assistiu “Uma Mente Brilhante” vencedor do Oscar em 2001 e estrelado por Russel Crowe, vai perceber que aborda o mesmo tema do filme que está sendo criticado, a esquizofrenia. Porém em Cisne Negro, o perfeccionismo também entra em cena, preenchendo o enredo.


Nina é uma jovem bailarina super dedicada e perfeccionista que mora com a mãe, que seguia a mesma profissão antigamente. Estudando e treinando em um requintado estúdio de balé, ela faz de tudo para entrar na peça mais cobiçada de todas as bailarinas “O Lago dos Cisnes”. Sendo convocada para ser a protagonista da peça, Nina e o seu diretor, percebem que ela precisa desenvolver e encontrar o “cisne negro” dentro dela, pois já que era muito ingênua e delicada só saberia atuar o “cisne branco”. É aí que o perfeccionismo e a esquizofrenia se unem, pois Nina faz nascer um “cisne negro” dentro dela para poder ser impecável em sua apresentação. Só que ela não percebe isso, passa a imaginar coisas terríveis, fica maldosa deixando de ser a “doce garota”, pensa que está brotando penas e instintos de cisne e faz de tudo para tirar qualquer pessoa que cruze o seu caminho que deseja interromper sua participação na peça. Agride sua mãe, fica violenta, segue conselhos íntimos sexuais e se deixa levar pelo seu lado negro. O filme deixa até transparecer que Nina era bissexual, pois ela afirma que namorou com alguns homens e tem um sonho erótico com uma colega bailarina. Enfim chega o dia da apresentação e ela consegue ser perfeita como Cisne Negro. Porém ela descobre que tinha se esfaqueado com um caco de vidro, ao invés de ter atacado sua substituta. Portanto ao finalizar a peça, Nina morre esgotada, mas realizada e consciente com sua impecável apresentação. A personagem olha para os refletores e finaliza, “Fui perfeita... foi tudo perfeito”.


Assista Cisne Negro que você não vai se arrepender, mas fique atento a tudo que se resplandece na telona.
Informações e críticas realizadas por Luis Guilherme

3 comentários:

  1. nossa, realmente, esse filme é incrível, super interessante a história. deem mais dicas de filmes eu irei adorar. Adoro esse site, vc são demais. Beijinhos, Catarina.

    ResponderExcluir
  2. belissimo!
    tudo é perfeito;

    ResponderExcluir
  3. eu tbm adorei this filme!!!rsrsr
    mas preferi THOR (Natalie Portmann)

    Aliass, as obs ficarm um charme

    ResponderExcluir