domingo, maio 08, 2011

Resenha Crítica - "Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 1"

Título: Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 1
Título Original: Harry Potter and the Deathly Hallows - Part 1
Distribuidora/Produtora: Warner Bros.
Duração do Filme: 146 minutos
Gênero: Ação/Magia/Fantasia
Diretor: David Yates
Atores Principais: Daniel Radcliffe, Emma Watson e Rupert Grint
Nota: 9,4

Harry Potter e as Relíquias da morte – parte 1 com certeza agradou grande parte dos fãs por ser intensamente emocionante tenso e brilhante. O filme está muito mais maduro e eletrizante, levando em conta as cenas rápidas de ação e perseguição, a atuação dos atores (principalmente de Emma Watson), a obscuridade, o suspense e principalmente o maior uso da magia, pois podemos notar facilmente que aquilo que os personagens não realizavam dentro castelo foi “reservado” para o final da saga e com muita categoria.

Os produtores deste filme souberam esbanjar extremante bem os efeitos visuais deixando as cenas bem reais. As lutas com feitiços foram extremante vibrantes, deixando qualquer um arrepiado, sem contar com o raciocínio rápido da personagem Hermione. Emma Watson esteve demais e encarnou sua bruxinha de um modo inesquecível, roubando todas as cenas e os olhares dos espectadores com sua inteligência e forte personalidade. Para muitos este filme não foi de Harry Potter, mas sim de Hermione Granger.

Os outros atores também atuaram muito bem, souberam levar o jeito de seus respectivos personagens e prenderam a atenção de todos que os assistiram. Daniel Radcliffe, por exemplo, mereceu novamente meus sinceros parabéns por ser o bruxo mais famoso do mundo, porém ficou um pouquinho para trás devido ao jeito de seu personagem nesta primeira parte, mas na segunda, Harry Potter promete ficar para a história.

A direção de arte e a fotografia estavam impecáveis, por isso levaram merecidamente duas indicações ao Oscar que infelizmente perderam para a produção da Disney “Alice no País das Maravilhas”. Apesar de os efeitos artísticos de Harry Potter estarem perfeitos, já tinha uma previsão de que não ganhariam o Oscar, pois estavam concorrendo com grandes gigantes, como por exemplo “A Origem”, “O Discurso do Rei”, “Bravura Indômita” e a que acabou ganhando. O capricho da produção fazia com que você se sentisse dentro do filme, principalmente com as cenas nas florestas, pois parecia muito real e nem por um segundo transmitia uma ideia de que o cenário era artificial e planejado. Mas não é a primeira vez que a saga é indicada ao Oscar nestas categorias e não leva nada. As anteriores que já tiveram o prodígio derrotado foram "A Pedra Filosofal" , "O Prisioneiro de Azkaban", "O Calice de Fogo" e "O Enigma do Príncipe".

A história de “Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 1” gira em torno da fuga dos personagens centrais, a procura de novas Horcruxes e o descobrimento da teoria das Relíquias Morte. Começa com o Ministro da Magia dizendo que os tempos mudaram e que tudo pode estar ameaçado pelo poder de Voldemort, o bruxo mais perigoso do mundo da magia que todos nós já estamos cansados de saber. Logo em seguida mostra uma reunião dos comensais da morte na mansão dos Malfoy onde há todo o planejamento para tomar o poder do ministério e matar Harry Potter. Mas este já está preparado e tem a companhia de todos os membros da Ordem da Fênix, acarretando para a sua proteção com planos rápidos e “eficazes”, porém com algumas mortes. O episódio de “Os Sete Potters” dá a introdução do que está por vir para o restante da trama, ou seja, muito mais ação e calafrios. Depois do casamento de Gui e Fleur começa a fuga e a caça às Horcruxes e é a partir deste ponto que todos ficam impressionados com a nova maturidade da saga. A cena do ataque de dois Comensais da Morte na lanchonete comprova o que acabei de dizer, sem contar com a invasão no Ministério para roubar o medalhão de Dolores Umbridge e a correria na floresta com os sequestradores.

Já as cenas de suspense e sustos ficaram marcadas principalmente na casa de Batilda Bagshot , onde a cobra Naguini ataca Harry e Hermione, mas como sempre esta mostra sua eficiência e garante a sobrevivência.

Outro fator importante é que até que enfim o filme mostrou uma briga mais séria e leal ao livro entre os amigos protagonistas (Harry e Rony), pois em o “Cálice de Fogo” ficou uma coisa bem “light” e muito diferente do que o escrito, já que neste a discussão pegou fogo.

Helena Boham Carter também se destacou no final do filme com sua personagem sinistra Belatriz Lestrange, pois ela realmente passa a imagem de bruxa que escutamos nas histórias mais tradicionais, com seu lado irônico, obscuro, gótico, perverso e assassino. Também podemos matar a saudade com a volta de Dobby e infelizmente se emocionar no final.

Pela primeira vez em todos os filmes foi realizada uma animação e bem feita por sinal. Ela explica facilmente o “Conto dos Três Irmãos” com a narração de Hermione, provocando o entendimento do título da história e do símbolo que os personagens encontraram repetidas vezes.

Quando Voldemort abriu o caixão de Dumbledore, pegou a varinha, lançou um feitiço pelos ares e as luzes do cinema se apagaram confesso que muitas pessoas exclamaram um “Ahh...” de tristeza por ter acabado e ansiosos para assistirem ao próximo. Esta técnica do diretor David Yates foi muito inteligente e instigante.

Dividir o último livro em duas partes para as telonas foi um das melhores características para ganhar a confiança dos fãs, uma vez que preza maiores detalhes e dispensa excessivos cortes. A saga Crepúsculo também decidiu aderir a esta ideia com o filme “Amanhecer” e não foi bem vista por várias pessoas por acreditarem que está copiando, mas tudo bem.

“Harry Potter e a Câmara Secreta” ainda continua sendo meu predileto, pois há muito suspense, mistério e é bem leal ao livro, além de apresentar novas personagens, a adolescência de Voldemort e a história de Hogwarts.

Já saiu o trailer da parte dois e pelas cenas posso dizer que tem tudo para ser o melhor, quebrando as bilheterias e arrancando elogios de todos que forem assistir.

“As Relíquias da Morte – Parte 1” não decepciona como seu antecessor e agrada a qualquer pessoa que busca se emocionar e divertir por deliciosas duas horas.


Comentários e críticas realizadas por Luis Guilherme

22 comentários:

  1. é isso aí... flow tudo
    valeu =D

    ResponderExcluir
  2. Luis Parabéns falou td mesmo ^^

    muito boom a critica ;D

    ResponderExcluir
  3. tva ansiosa p/ mais criticas
    como sempre vcs arrasaram!!?
    pena q hp vai acabar =/

    ResponderExcluir
  4. uhuuuuuuul
    q venha a pt 2
    :))))))

    ResponderExcluir
  5. putz... este texto ta melhor do q o q tva na minha revista...

    é brincadeira??! srsrrsrs

    ResponderExcluir
  6. Olá galera, tudo bem?
    Agradecemos pelos elogios e pela presença de todos.
    Fiquem ligados pois sempre teremos novidades aqui para vocês!

    Qualquer dúvida ou sugestão, falem conosco!

    OBRIGADO,
    MOVIES BR

    ResponderExcluir
  7. QNDO tera novas criticas??
    esses dias eu pguei uma daqui e levei p/ escola pois precisav preprar uma resenha crritca de filme ou livro...
    hsuahsahsha
    VCS são D+

    ResponderExcluir
  8. Olá F-a-b-i,

    Obrigado pelos elogios!
    Em breve teremos novas resenhas!
    Fique ligada!

    Atenciosamente
    MOVIES BR

    ResponderExcluir
  9. não há de que?!
    rsrsrsr

    quem escreve as critics é o autor 1 ou 2? juntos? outra pessoa?

    ResponderExcluir
  10. Harry Potter é para sempre!
    Tomare q algume consiga fazer algo de tanto renome...

    HP-----------------------HP
    Gostei d tdos os filmes, mas o sete é o melhor... e essa critica ficou otima!

    ResponderExcluir
  11. Olá F-a-b-i,

    Quem escreve as Resenhas Críticas é o Autor 2 (Luis Guilherme)!

    Atenciosamente
    MOVIES BR

    ResponderExcluir
  12. qnado lançar HP7 - Parte 2 tera automaticamente a resnenha critica aki... assim como PANICO 4????

    ResponderExcluir
  13. Olá internautas,

    É provável que terá sim a resenha crítica de "Harry Potter e as Reliquias da Morte - Parte 2" logo após o lançamento mundial.

    Fiquem ligados!

    Atenciosamente,
    MOVIES BR

    ResponderExcluir
  14. Olá F-a-b-i,

    Agradecemos sua participação e respondemos sua pergunta:
    Quem escreve as críticas é o Autor 2.

    Caso tenha mais dúvidas, pergunte!

    Atenciosamente,
    MOVIES BR

    ResponderExcluir
  15. a melhor critica q encontrei ate agora!

    chega loooogo parte 2

    ResponderExcluir
  16. gente... sou fã nato de harry potter e posso dizer q esta critica foi uma das melhores q encontrei ate agora! humilha muitos.. parabéns;;;;

    UMA PERGUNTA: o autor da critica é fã mesmo ou tai so p/ escrever sobre HP?

    ResponderExcluir
  17. Olá ronald,

    Quem escreveu está crítica gosta muito de "Harry Potter" sim. Mas ele não pode levar isto em conta na hora de avaliá-lo, tudo bem?

    Esperamos ter respondido a sua pergunta!


    Atenciosamente,
    MOVIES BR

    ResponderExcluir
  18. sim...
    vcs responderam a minha pergunta...
    valeu!!!

    ResponderExcluir
  19. ai meu deus....
    segunda parte está chegando...
    coloquem a critica logo, ok?

    ResponderExcluir
  20. Vllw ajudou a fazer meu Trabalho, :) Obg!

    ResponderExcluir
  21. Só nao consegui entender a nota 9,4, pois o filme é ótimo, como voce mesmo disse, nao é decepcionante, mas gostaria de saber o por que da nota 9,4.

    ResponderExcluir