segunda-feira, junho 20, 2011

Resenha Crítica - "Sem Limites"

Título: Sem Limites
Título Original: Limitless
Distribuidora/Produtora: Imagem Filmes/Relativity Media
Duração do Filme: 105 minutos
Gênero: Ação/Suspense
Diretor: Neil Burger
Atores Principais: Bradley Cooper, Robert De Niro e Abbie Cornish                      Nota: 7,9



“Sem Limites” é um dos melhores thrillers de ação do ano até agora. Tem um roteiro bem original e diferente de tudo que está sendo feito nas produções hollywoodianas. Surpreende e cativa o interesse e a atenção de quem o estiver assistindo, com sua trama totalmente inovadora, cenas de ações rápidas e tensas e criatividade para dar e vender. O desenvolvimento do enredo é muito bom e não deixa cair retalhos pelos cantos.
Acredito que a marca registrada para este filme é a sua divertida e interessante fotografia. O temperamento do filme e dos seus personagens muda de acordo com a tonalidade das cenas, deixando tudo mais escuro e melancólico ou então mais claro para ressaltar a inteligência e a força de quem está sobre o efeito da pílula que gira a história.
Eddie (Bradley Cooper) é um escritor que nunca conseguiu atingir um grande sucesso de vendas e reconhecimento em sua carreira e que agora está totalmente sem idéias para escrever um novo livro a uma editora que o contratou. Para piorar a situação, sua namorada Lindy (Abbie Cornish) decide terminar tudo, devido ao descompromisso de Eddie. Mas tudo melhora quando encontra o irmão de uma ex-namorada que lhe dá de presente uma pílula chamada NZT. Ao ter acesso a esta poderosa substância, Eddie consegue usar a capacidade total de seu cérebro. Sendo assim, com uma excelente memória e poderosa inteligência, começa a navegar pela internet, descobrindo preços e negociações em ações na bolsa de valores e guardando preciosas notícias de TVs a respeito de acordos financeiros entre multinacionais. Com esta dádiva, Eddie começa a comprar ações e se destaca pelo mercado internacional devido aos seus lucrativos e espertos negócios, despertando o interesse de grandes magnatas.
É neste ponto que a fotografia completa e explica os acontecimentos, pois com a falta da pílula o jogo de câmeras volta a ficar com um tom cinza azulada para acentuar a angústia e a melancolia do personagem central. Portanto, ele descobre que a mesma traz efeitos colaterais e pode até levar a morte se parar de utilizá-la.
Robert de Niro interpreta o misterioso magnata Carl Van Loon que pede ajuda a Eddie para resolver problemas em seus balanços e ajudas nos negócios financeiros. Como conseqüência, este perceberá que ele não passa de uma peça, numa engrenagem muito mais complexa.
Depois de várias, chantagens, ameaças, mortes, mentiras e fugas, Eddie descobre exatamente o que deve fazer. E isso, só é revelado no final do filme!
Bradley Cooper atuou muito bem neste filme e com certeza foi sua melhor experiência e interpretação. Acostumado com ambientes de comédia como “Se Beber Não Case”, “Sim Senhor!” e “Ele não está tão afim de você”, o ator conseguiu mostrar convincentemente que tem a capacidade de desenvolver personagens mais complexos, autênticos e diferentes. Além de protagonista, Bradley é o produtor executivo de “Sem Limites”, ou seja, mais um motivo para enaltecer a sua presença.
Quanto à Abbie Cornish devo dizer que foi bem coordenada e interessante. Já De Niro deixou um pouquinho a desejar porque seu personagem estava bem longe de outros que já autuou. Mas a classe e caráter do ator (sua marca registrada) não saíram de cena.
Os efeitos visuais e a direção de arte são aceitáveis e não descomprometem com o enredo do filme. Porém a trama apresenta pequenos deslizes, como as famosas “marmeladas” que todo filme de ação deve ter. Mesmo sendo uma pequena dose, nota-se facilmente.
Quem tem uma mente fraca deve tomar cuidado para não interpretar erroneamente a mensagem do filme. “É uma poderosa e futurista pílula que ativa totalmente as funções cerebrais” e não “uma droga alucinante comum” que muitas pessoas utilizam por aí. Portanto não confundam as coisas, tudo bem?
Um pequeno aviso: algumas cenas podem apresentar uma temática exagerada e inescrupulosa, mas tentem não se revoltarem, pois isso não pode estragar toda a criatividade vista anteriormente.
“Sem Limites” é um bom filme e merece ser visto pela sua originalidade. Confesso que não tinha interesse em vê-lo, porém agora posso dizer o contrário. Se você quer se descontrair, emocionar e divertir assista-o, pois talvez possa ser uma grande experiência. Depois que as luzes do cinema acenderem, pense duas vezes antes de aceitar um “remedinho” de alguém.
Comentários e críticas realizadas por Luis Guilherme

2 comentários:

  1. uhulll... nova critica
    lokinha p/ ver este filme agora!

    ResponderExcluir
  2. poxa... esse filme é mt boom!
    assisti aki no cine da cidade... e axei fantastico!
    assistem sim!

    ResponderExcluir